sábado, 28 de maio de 2011

abastecimento

Abastecimento de água
São sistemas constituídos por diversas unidades, que perpassam por etapas de captação no manancial ou fonte onde pode retira, seja no subterrâneo ou superfície em rios , lagos,lagoas aqüíferos,açudes  etc.
Ate ser distribuída aos usuários.

Segundo Almeida(2000), as unidades que constituem o sistema de abastecimentos são:

Captação, através de bombeamento; adução, que vem a a ser o transporte da água baseado em duas unidades do sistema de obras tubulares ou canais(adutoras); tratamento, que são os processos através dos quais são utilizados para transformar a água bruta captadas, em água potável; reservarão, acumular água em reservatórios; rede de distribuição, são as  tubulações distribuídas nas rua, logradouros, avenidas para ser efetuada o fornecimento as moradias residências edificações, podendo incluir estações elevatórias a depender da topografia do terreno.

Estes sistemas , tem por objetivo saciar a necessidade de consumo dos múltiplos usos, deste liquido imprescindível a vida ao bem estar ,desde quando usado de forma racional e consciente.

Seja a zona urbana ou rural este bem e precioso, o liquido imprescindível a vida ainda falta chegar para todos, a política de distribuição ainda e injusta, a escassez e percebida em algumas regiões como o semi- árido baiano ou em bairros de algumas cidades, seja por ser mal distribuído , o desperdício,ou por outros fatores, sem contar a qualidade questionada por alguns usuários, basta observar os noticiários.

Dados do Ministério do Meio Ambiente(MMA) afirma que o consumo de água e 130 litros/dia por habitante.
Tendo como fato relevante as perdas, o índice médio de perdas e desperdício e da ordem de 45% considerando-se a capacidade operacional das organizações empresarial do setor de saneamento das capitais brasileira.

Muito a por fazer para uma melhor política de fornecimento de água para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário