terça-feira, 10 de maio de 2011

Abastecimento de agua

Sao sistemas constituidos por diversas unidades, que perpassam por etapas de captaçao no manancial ou fonte onde pode retira, seja no subterraneo ou superficie em rios , lagos,lagoas aquiferos,açudes  etc.
Ate ser distribuida aos usuarios.

Segundo Almeida(2000), as unidades que constituem o sistema de abastecimentos sao:

Captaçao, atraves de bombeamento; adução, que vem a a ser o transporte da agua baseado em duas unidades do sistema de obras tubulares ou canais(adutoras); tratamento, que são os processos atraves dos quais sao utilizados para transformar a agua bruta captadas, em agua potavel; reservaçao, acumular agua em reservatorios; rede de distribuiçao, são sa tubulaçoes distribuidas nas rua, logradouros, avenidas para ser efetuada o fornecimento as moradias residencias edificaçoes, podendo incluir estaçoes elevatorias a depender da topografia do terreno.

Estes sistemas , tem por objetivo saciar sa necessidade de consumo dos multiplos usos, deste liquido imprescindivel a vida ao bem estar ,desde quando usado de forma racional e consciente.

Seja a zona urbana ou rural este bem e precioso, o liquido imprescidivel a vida ainda falta chegar para todos, a politica de distribuiçao ainda e injusta, a escacez e percebida em algumas regioes como o semi- arido baiano ou em bairros de algumas cidades, seja por ser mal distribuido , o desperdicio,ou por outros fatores, sem contar a qualidade questinada por alguns usuarios, basta observar os noticiarios.

Dados do Ministerio do Meio Ambiente(MMA) afirma que o consumo de agua e 130 litros/dia por habitante.
Tendo como fato relevante as perdas, o indice medio de perdas e desperdicio e da ordem de 45% considerando-se a capaciade operacional das organizaçoes empresarial do setor de saneamento das capitais brasileira.

Muito a por fazer para uma melhjor pólitica de forneciemnto de agua para a populaçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário